sinergia2

Sinergia

Antes de discutir a importância dessa palavra pouco conhecida entre as pessoas, quero expor abaixo a sua definição de acordo com o dicionário:

1.Ação conjunta de coisas, pessoas ou organizações, com vista a obter um resultado superior ao obtido isoladamente por cada uma das partes.
2.ANATOMIA associação de diversos sistemas (músculos, órgãos) para a realização de uma tarefa, sendo o resultado superior ao obtido através das ações exercidas individualmente por cada sistema. 3.FARMÁCIA ação simultânea de dois medicamentos não antagonistas, produzindo efeitos adicionais ou reforçados
sinergia In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-01-26].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/sinergia>.

 

Se pudesse descrever nas minhas palavras diria que sinergia é quando duas coisas se juntam, mas ao invés de ocorrer soma, há multiplicação. Ou seja, 1+1 produzindo resultado superior a 2.  Isso não ocorre em matemática, mas em outras áreas como as ciências biológicas isso é observado com certa frequência, como pudemos ver acima.

sinergia nucleo

Interessante como a Bíblia mostra como o casamento deve ter sinergia.

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”
Eclesiastes 4:9-12

“Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”
Mateus 18:18-20

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Gênesis 2:18

Vejam quantas passagens demonstram com clareza a importância da coletividade em busca de um resultado, especialmente na família! Em muitos dos grandes acontecimentos na Bíblia, Deus evidencia a necessidade da ação de mais de uma pessoa para a vitória. O que é chamado de sinergia nas ciências biológicas, o mundo espiritual chama de concordância. E como é importante a concordância na família e no casamento!

Num time de futebol, onze pessoas bucam potencializar suas as qualidades individuais e minimizar os defeitos de cada jogador em busca da vitória do grupo. Numa família é a mesma coisa: todos buscando o melhor de cada um para que as dificuldades individuais não fiquem evidentes.

Como é importante você concordar com o seu cônjuge! Jogar no mesmo time. O casal deve traçar objetivos em comum, bem discutidos, planejados, com estratégia, em busca de um resultado positivo.

Quando o casal se aplica em concordância no âmbito espiritual (ora, jejua, busca a Deus juntos), no âmbito profissional pensando em estratégias voltadas para o bem estar de todos e no âmbito familiar focado na felicidade coletiva e na criação dos filhos de maneira adequada não há como o resultado final ser negativo.

Não é simples. É necessário abdicar de interesses individuais. Muitas vezes, isso significa você recusar aquele emprego dos sonhos que exigiria de você viajar demais ou até mesmo se mudar para longe. Significa desligar a televisão, cansado, para orar com o seu cônjuge por alguns minutos. Significa você deixar aquele lazer que tanto gosta para dedicar tempo aos filhos.

E os momentos de dificuldades também ocorrem, momentos difíceis, derrotas e lutas que desanimam, porém, se as três variáveis da equação estiverem bem equilibradas e em dia (ESPIRITUAL, FAMILIAR E PROFISSIONAL) não há como o resultado coletivo ser ruim.

Enfim, a mensagem de hoje é : faça planos em conjunto com o seu cônjuge, sente como ele(a), coloque os sonhos no papel, desenhem uma estratégia juntos, pensem nos prós e contras daquilo que vocês querem, olhem para o caminho que vocês terão que percorrem, pensem se vale a pena. Se concordarem, usem a sinergia para alcançar. Somem forças físicas, espirituais e emocionais. Juntos vocês são mais fortes. E juntos com Deus vocês são imbatíveis!

 

 

Postado em Caminhada a dois e tagged , , , , , , , , , , , , , , .